Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país que concentra o maior número de pessoas ansiosas no mundo. De fato, é um cenário preocupante. Apesar de, em muitos casos, o transtorno de ansiedade ser tratado com medicamentos prescritos por um profissional, é possível aliviar a tensão com a meditação.

Os benefícios da meditação para saúde, sobretudo para a redução dos sintomas da ansiedade, são cientificamente comprovados.

Além da ansiedade, a meditação ajuda a aliviar o estresse também e, muitas das técnicas podem ser praticadas em qualquer lugar ou em qualquer momento. Durante a meditação, a concentração aumenta e podem ser atenuados alguns pensamentos confusos que podem estar na origem do estresse.

Um dos grandes pontos de reflexão de quem sofre com ansiedade é vivenciar conflitos futuros, que ainda sequer existem, já no presente. Na verdade, nem há uma certeza clara de que estes problemas de fato existirão. “A meditação é uma forma de se colocar no aqui e agora, pois ajuda a tirar a mente das ocupações do futuro que são geradoras de ansiedade”, elucida Marcos Rojo, PhD em Ciência do Ioga e mestre pelo Departamento de Neurologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Ao praticar a meditação, consegue-se entender melhor o nosso corpo e decifrar os sinais do que este emite de forma mais clara e precisa como impulsos, sensações, emoções e estados profundos tornam-se ainda mais sensíveis.

Benefícios da meditação para ansiedade

Os benefícios da meditação para ansiedade vão além dos psicológicos: após certo período de prática, é observada uma melhora na saúde física, relacionamentos pessoais e relacionamentos profissionais.

Veja alguns dos benefícios da medição, cientificamente comprovados:

Organismo em equilíbrioMelhora o funcionamento do metabolismoRelaxamento do corpo e da mente favorecem os bons pensamentos.Mais qualidade de vida Mais saúde
Redução da impulsividadeA prática permite total controle dos pensamentos mais sabotadores, que movimentam negativamente suas ações e decisões
Mais atenção ao interiorPromove um estado de relaxamento que auxilia a se conectar com seu eu mais profundoDeixa os problemas de lado por alguns minutos, aliviando tensões e mantendo a mente mais tranquila e calma.
Compreensão da vidaAnálise mais clara e direta da vidaAjuda a parar, respirar fundo e fazer o que tem que ser feito, de forma simples e sem muitas discussões
  Relacionamentos mais saudáveisAjuda a refletir melhor sobre as questões do dia-a-dia, referentes aos relacionamentos de trabalho, familiares ou amorosos.

Como iniciar a prática da meditação para ansiedade?

De início pode parecer complicado se livrar dos pensamentos ativos, que insistem em lhe fazer pensar em questões cujas soluções nem sempre estão ao seu alcance.

Confira as melhores dicas de como meditar:

Ser Breve

A meditação para ser eficiente não precisa ser longa, quantidade não é mais importante que qualidade.

Meditar por 5 minutos, mas focar totalmente suas energias durante esse período, é tão eficaz quanto mais tempo do que uma sessão de 30 minutos, mas lotada de interrupções e distrações.

Pratique a meditação diariamente

A prática ajuda a meditação. Os benefícios da meditação para saúde serão notados, cada vez mais profundamente, a cada nova sessão.

O ideal é escolher um período do dia para a prática, de preferência que ele se repita todos os dias. O mais recomendado é meditar durante a manhã, uma vez que o corpo – e a mente – estão livres de pensamentos turbulentos, pesados e estressantes.

Não crie expectativas mirabolantes sobre a meditação para ansiedade

A primeira impressão é de que a meditação será a responsável por mudar drasticamente a vida do indivíduo, a experiencia traz inúmero fatores positivos, mas nada que seja tão transcendental assim.

Deve-se considerar uma experiência simples e tranquila, de conexão pessoal entre o praticante o seu corpo.

Escolha um local especial

É importante ter um local especial que ofereça silêncio, paz e tranquilidade, pode ser dentro do quarto, em um cantinho da sala e até mesmo no banheiro. O que importa, na verdade, é manter o espaço o mais confortável possível.

Uma boa dica é forrar o piso do ambiente com tapetes confortáveis e almofadas. Velas, incensos e outros aromas que favoreçam o relaxamento são muito bem-vindos.

Técnicas de Meditação

Muitas das técnicas de meditação podem ser praticadas em qualquer lugar ou em qualquer momento. As técnicas de meditação, se praticadas corretamente, contribuem para promover um maior bem-estar físico e emocional, equilíbrio e paz interior.

  1. Mindfulness

Meditação de atenção plena, é um tipo que tem como objetivo concentrar a mente no momento presente, afastando-o de pensamentos do passado ou em relação ao futuro. Colabora em:

  • Ajuda a combater as reações excessivas devido ao estilo de vida atual;
    • Contribui para reduzir a depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e dependência de drogas;
    • Melhora a concentração e contribui também, para a melhora da pressão sanguínea e o fortalecimento do sistema imune.
  • Meditação transcendental

Esta é uma técnica que ajuda o corpo a relaxar e permite levar a mente a um estado mais puro de consciência, livre de pensamentos e sem que haja controle mental. Essa técnica tem vários benefícios como:

  • Redução da ansiedade, estresse e depressão, melhoria da memória, aumento da criatividade e redução da insônia;
  • Diminuição da raiva e redução da pressão arterial;
  • Diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

A meditação transcendental deve ser orientada por um instrutor certificado, que concede um mantra personalizado à pessoa e explica como realizar esta técnica, que depois de aprendida, deve ser praticada cerca de 20 minutos, 2 vezes por dia.

  • Yoga

Reduz a ansiedade, tem diversos benefícios para a saúde como:

  • Diminuição da ansiedade e estresse;
  • Redução de dores no corpo e coluna;
  • Melhora do equilíbrio.

Esta técnica trabalha o corpo e a mente de forma interligada, aumentando a flexibilidade e ajudando a sincronizar os movimentos com a respiração. Os exercícios podem ser realizados em casa ou em um centro de yoga.

  • Tai Chi Chuan

É uma arte marcial chinesa, que é praticada com movimentos que são realizados lentamente e em silêncio, estimulando a concentração e a tranquilidade. Seus benefícios são:

  • Fortalecimento dos músculos;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Diminuição da tensão muscular;
  • Diminuição da ansiedade, estresse e depressão.

O Tai Chi Chuan deve ser orientado por um profissional e geralmente é realizado em aulas de grupo e deve ser praticado regularmente, para se poder usufruir dos seus benefícios.

Fonte: https://www.tuasaude.com/tratamento-natural-para-ansiedade/#

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/09/08/meditacao-e-ansiedade-veja-os-beneficios-e-como-fazer.htmhttps://andrebona.com.br/meditacao-para-ansiedade-importancia-e-beneficios/

Previous Post
Newer Post

Leave A Comment

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)